quinta-feira, 12 de novembro de 2015

GERATIVISMO

Tema: GERATIVISMO
Tema da aula: O GERATIVISMO
Conteúdo do tema: texto base: NEGRÃO, E; SCHER, A & VIOTTI, E. “A competência linguística”. In: Fiorin, J. L. Introdução à Linguística:I. Objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2011.


Plano de Aula:
1- Assunto: Apresentar aos alunos o conceito de Gerativismo de uma língua, com foco na Língua Portuguesa, através dos estudos das autoras do capítulo de referência.


2- Objetivos: Apresentar para o aluno a corrente de estudos sobre aquisição da linguagem iniciada por Noam Chomsky, demonstrando através de exemplos práticos, que qualquer falante de qualquer língua já nasce com um conhecimento intrínseco, isto é, que as regras da língua estão internalizadas no cérebro deste indivíduo e que não é necessário um aprendizado formal (escolar) para se comunicar. Mostrar a capacidade inata do indivíduo.


3- Recursos Metodológicos: Aula expositiva em sala de aula, apresentação de exemplos de construções de frases, com foco semântico e sintático, relatos de casos de aprendizagem que colaboram com a perspectiva de Chomsky: aquisição da linguagem por uma criança (podemos citar o caso de Kasper Hauser, que após longo período fora da convivência humana, ao ser introduzido na sociedade, em pouco tempo aprendeu a se comunicar através de frases rudimentares); pessoas que se utilizam de Libras para a comunicação; construção de línguas “articificais” como as de computador (HTML) e as faladas nos livros de Tolkien.


4- Material de Aula: Livro


5- Avaliação: Aproveitamento dos exercícios em grupo em sala de aula. Análise de pontos de visão semântico,fonológico e sintático guiadas pelo professor, após a exposição do tema.


Exercícios


1- Transforme as orações da voz ativa para a voz passiva.
a) Ela despediu a empregada.
b) A empregada serviu o jantar.
c) Lúcia regava as plantas.
d) A mãe acariciou o bebê.
e) O carro atropelou o pedestre.


2- Mais tarde, soube que o carro tinha sido roubado.
Corresponde à voz ativa do verbo acima destacado:
  1. roubara
  2. havia sido roubado
  3. roubaram-se
  4. tinham roubado
  5. roubava


3 - Quais as orações podem ser passadas da voz ativa para a voz passiva? Justifique porque as outras não podem.


  1. João acordou atrasado. Resolveu pegar um táxi, mas precisou de dinheiro para isso. Foi a um banco ainda. Chegou, enfim, ao trabalho. O homem resolveu todas as pendências do dia. Informaram-no daquela hora extra. Coitado.


  1. Minha amiga é leal.
           Minha amiga precisa de atenção.
           Minha amiga adoeceu.


     c.   A juventude deixou de ser uma fase da vida.
           A suposta vítima não obedeceu ao comando policial.
           O juiz não gostou do depoimento.
           
4 - Qual alternativa a voz passiva encontra-se erroneamente? Justifique.


O cliente foi assistido pelo advogado.
O espetáculo foi assistido pelo advogado.


5 - Transforme as afirmativas em interrogativas deslocando os termos quem, o que, como e quando. Em seguida identifique as sentenças agramaticais.
  1. Amaral não sabia como realizar o sorteio.
  2. Penso que eles viajarão amanhã cedo.
  3. Cristiano foi ao parque, embora estivesse chovendo.


6 - Destaque o Agente e Paciente das frases abaixo:
  1. João construiu uma casa.
  2. A carta foi escrita pela amiga da Joana.
  3. O livro foi colocado na estande pela Maria


7 - Indiquem as frases gramaticais e justifique:
  • Brincavam no parque as crianças pelo menos 1 hora por dia.
  • Acidentes acontecem todos os dias.
  • A Marina fez seus deveres de casa.
  • O filho ficou preocupado pelo pai.
  • Pretende que o médico examinasse a criança do quarto 13.


8 - Classifiquem as sentenças em voz passiva,voz ativa ou reflexiva.
  1. O passarinho feriu-se
  2. O menino quebrou a janela da casa do vizinho.
  3. As paredes foram pintadas pela Judite.
  4. O jantar foi servido pelo garçom.
  5. A mãe do Pedro é bonita.


9 - Assinale a alternativa correta das sentenças.
( ) O cogumelo foi plantado pela Jucicleide. (passiva)
( ) A Anailde era repeitada pelas suas amigas (ativa)
( ) O jogo foi corrompido no meio tempo (passiva)
( ) Gelson é um grande cantor. (reflexiva)


10 - Preencham as lacunas das frases com os verbos transitivos adequados :
chutou - causou - pretende - custar - comprou - fez - inventou - perde


Gustavo __________ um chaveiro feito pela sua amiga Ana.
O morador __________ examinar a casa abandonada.
A Janaína __________ a bola.

1 comentários:

Unknown disse...

Legal falar sobre o gerativismo!

Postar um comentário