LITERAT. BR PROSA JOSIE

Relatório de APS – Literatura Brasileira Prosa
Professora Sueli Brito Salles
Josie Mantoan Rocha
T412692 – LL6P02
Endereço do blog: http://letters-letras.blogspot.com.br/
Publicado dia 14 de novembro de 2017

TAREFA 01 SEMANA 01 E 02: Estudos Acadêmicos sobre "A Carta, de Pero Vaz de Caminha" e o "Sermão da Sexagésima, de Padre Vieira" 
A partir de uma busca nos bancos de dados online SCIELO, GOOGLE SCHOLAR, BIREME, BIBLIOTECA DIGITAL USP E CAPES com as palavras-chaves "carta", "pero", "vaz", "caminha", conseguimos nove trabalhos acadêmicos, sendo a maioria das áreas de Psicologia e em seguida Linguística. Utilizando os mesmos bancos de dados online, agora com as palavras-chaves "sermão", "sexagésima", conseguimos doze trabalhos acadêmicos, sendo a maioria com foco no estudo da argumentação, o que era o esperado. 

TAREFA 02 SEMANA 03: Romance Romântico: As personagens femininas de Alencar e a ideologia romântica: Til e Senhora
Em Senhora, Aurélia é apresentada como uma jovem mulher capaz de arquitetar um plano para se vingar daquele que a desdenhou em favor de outra, mas que se rende ao perceber que seu herói é transformado. Em Til, Berta é uma mulher inacessível, virginal e redentora. Por outro lado, é constante a sensualização da garota, que se mantém alheia às investidas amorosas e encerra sua vida de modo quase religioso. Ambas as obras representam o "romance de costumes", e as heroínas sucumbem à destinação feminina da época, uma consumando o casamento e a outra abdicando totalmente à vida amorosa.

TAREFA 03 SEMANA 04: Romantismo no Limite: Selecionar 05 questões de vestibular que envolvam a obra Memórias de um Sargento de Milícias
Durante a aula os alunos apresentaram as questões para a classe e em cada questão havia uma discussão sobre a construção da questão, a relevância do que estava sendo pedido e se as repostas eram coerentes com o texto. 

TAREFA 04 SEMANA 05: Naturalismo: Analisar a importância da ambientação na obra  O Cortiço
O cortiço é o ambiente e ao mesmo tempo o protagonista da obra. As pessoas que nele vivem estão sob a influência direta de um local conspurcado que, seguindo à risca a influência de Comte em que o meio determina quem nele vive, Azevedo descreve as personagens como vítimas desse determinismo: elas são animalizadas, patológicas e suas ações são movidas unicamente pelo instinto. E para provar seu ponto de vista, o autor reproduz em prosa o cotidiano desse coletivo, não poupando verossimilhança, nem que para isso seja necessário retratar a escatologia e os desvios morais que beiram ou ultrapassam a legalidade.

TAREFA 05 SEMANA 06: Realismo Machadiano: Análise da ironia e das estratégias criativas da escrita machadiana 
Em seus romances e contos, é possível identificar a ironia, o apego aos formalismos, o pessimismo, as ambivalências, as reiterações, e a sensualidade oculta. Somado ao seu apurado senso de realismo frente a moral do homem vemos uma intensa capacidade de escrever romances com "profundo desapego romântico".  Machado não entrega tudo ao leitor. Seu texto está subtendido. As resoluções são deixadas a cargo deste mesmo leitor, que precisa alcançar nas entrelinhas e principalmente, nos pequenos detalhes, as verdadeiras intenções do escritor. O que importa é mostrar ao leitor a incoerência nas atitudes dos homens, condensando, através da ironia, a “sordidez do comportamento humano”.

TAREFA 06 SEMANA 07: Modernismo de Jorge Amando: Comparar Capitães da Areia e o filme Cidade de Deus para analisar as formas de abordar a relação entre infância e criminalidade. 
O foco principal de Capitães de Areia é manter a inocência dos protagonistas, que estão à margem da sociedade e buscam apenas à sobrevivência. Em Cidade de Deus a temática é outra. A violência não é consequência, mas sim necessidade durante o jogo de estabelecimento de poder. Aqui já não há mais inocência. As crianças são conscientes o poder das armas e o usa a seu favor.  

TAREFA 07 SEMANA 08: Regionalismo de Graciliano Ramos: Os nomes e a ausência de nomes (comparação entre Vidas Secas, Morte e Vida Severina e Te) 
VIDAS SECAS, escrita por Graciliano Ramos narra a história de uma família de retirantes do agreste em direção ao litoral. Os meninos atuam como uma metonímia, representando a despersonalização das famílias agrestes. Crianças que, na cultura popular, representam o futuro. No agreste o futuro não tem nome, é incerto de si mesmo. Por outro lado, mesmo tendo nome, Fabiano também sofre a despersonalização, quando se compara a um animal. Em contrapartida temos Baleia, um mamífero terrestre cujo nome é um empréstimo do mamífero aquático. MORTE E VIDA SEVERINA, relata o trajeto de outro retirante, Severino, rumo ao litoral. Aqui, a personagem tem nome próprio e ao mesmo tempo não o tem, já que todos também são Severinos. Te é a representação real dos destinos dos retirantes nordestinos: sem nome, sem identidade, sem futuro.

TAREFA 09 SEMANA 11: Guimarães Rosa, Romance e Conto: Análise do tema e estilo rosiano
Para compreender Guimarães Rosa é preciso ir além da leitura. Os sentidos dos textos se fazem a partir da linguística. A interpretação da realidade e psicologia das personagens estão incorporados aos enunciados e ao retrato das cenas. 
Grande Sertão Veredas é uma obra que mescla elementos eruditos (o próprio autor a considera como uma poesia em prosa) e populares (linguagem de populares). Do ponto de vista gramatical, esta obra utiliza-se de aliterações, coliterações, criação de rimas em consonância; rimas toantes, ritmo e onomatopeias.
No Conto "A Terceira Margem do Rio", o autor promove um intenso jogo interpretativo, utilizando-se dos recursos estilísticos para intensificar a narrativa, como a fonoestilística, a personificação do rio e a semântica carregada de interpretações psicológicas, como no uso dos pronomes cê, ocê e você na fala da mãe para o pai e o uso de nosso pai promovendo um dialogismo religioso.


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