Relatório de APS – Literatura Brasileira Prosa
Professora Sueli Brito Salles
Josie Mantoan Rocha
T412692 – LL6P02
Endereço do blog: http://letters-letras.blogspot.com.br/
Publicado dia 14 de novembro de 2017
Publicado dia 14 de novembro de 2017
TAREFA 01 SEMANA 01 E 02: Estudos Acadêmicos sobre
"A Carta, de Pero Vaz de Caminha" e o "Sermão da Sexagésima, de
Padre Vieira"
A partir de uma busca nos bancos de dados online SCIELO,
GOOGLE SCHOLAR, BIREME, BIBLIOTECA DIGITAL USP E CAPES com as palavras-chaves "carta",
"pero", "vaz", "caminha", conseguimos nove
trabalhos acadêmicos, sendo a maioria das áreas de Psicologia e em
seguida Linguística. Utilizando os mesmos bancos de dados online, agora
com as palavras-chaves "sermão", "sexagésima",
conseguimos doze trabalhos acadêmicos, sendo a maioria com foco no estudo da
argumentação, o que era o esperado.
TAREFA 02 SEMANA 03: Romance Romântico: As personagens femininas
de Alencar e a ideologia romântica: Til e Senhora
Em Senhora, Aurélia é apresentada como uma jovem mulher capaz
de arquitetar um plano para se vingar daquele que a desdenhou em favor de
outra, mas que se rende ao perceber que seu herói é transformado. Em
Til, Berta é uma mulher inacessível, virginal e redentora. Por outro lado,
é constante a sensualização da garota, que se mantém alheia às investidas
amorosas e encerra sua vida de modo quase religioso. Ambas as obras
representam o "romance de costumes", e as heroínas sucumbem à
destinação feminina da época, uma consumando o casamento e a outra abdicando
totalmente à vida amorosa.
TAREFA 03 SEMANA 04: Romantismo no Limite: Selecionar 05 questões
de vestibular que envolvam a obra Memórias de um Sargento de Milícias
Durante a aula os alunos apresentaram as questões para a classe e
em cada questão havia uma discussão sobre a construção da questão, a relevância
do que estava sendo pedido e se as repostas eram coerentes com o texto.
TAREFA 04 SEMANA 05: Naturalismo: Analisar a importância da ambientação
na obra O Cortiço
O cortiço é o ambiente e ao mesmo tempo o protagonista da obra. As
pessoas que nele vivem estão sob a influência direta de um local conspurcado
que, seguindo à risca a influência de Comte em que o meio determina quem nele
vive, Azevedo descreve as personagens como vítimas desse determinismo: elas são
animalizadas, patológicas e suas ações são movidas unicamente pelo instinto. E
para provar seu ponto de vista, o autor reproduz em prosa o cotidiano desse
coletivo, não poupando verossimilhança, nem que para isso seja necessário
retratar a escatologia e os desvios morais que beiram ou ultrapassam a
legalidade.
TAREFA 05 SEMANA 06: Realismo Machadiano: Análise da ironia e das
estratégias criativas da escrita machadiana
Em seus romances e contos, é possível identificar a ironia, o
apego aos formalismos, o pessimismo, as ambivalências, as reiterações, e
a sensualidade oculta. Somado ao seu apurado senso de
realismo frente a moral do homem vemos uma intensa capacidade de
escrever romances com "profundo desapego romântico". Machado
não entrega tudo ao leitor. Seu texto está subtendido. As resoluções são
deixadas a cargo deste mesmo leitor, que precisa alcançar nas entrelinhas
e principalmente, nos pequenos detalhes, as verdadeiras intenções do escritor. O
que importa é mostrar ao leitor a incoerência nas atitudes dos homens,
condensando, através da ironia, a “sordidez do comportamento humano”.
TAREFA 06 SEMANA 07: Modernismo de Jorge Amando: Comparar Capitães
da Areia e o filme Cidade de Deus para analisar as formas de abordar a relação
entre infância e criminalidade.
O foco principal de Capitães de Areia é manter a inocência dos protagonistas,
que estão à margem da sociedade e buscam apenas à sobrevivência.
Em Cidade de Deus a temática é outra. A violência não é consequência, mas
sim necessidade durante o jogo de estabelecimento de poder. Aqui já não há mais
inocência. As crianças são conscientes o poder das armas e o usa a seu favor.
TAREFA 07 SEMANA 08: Regionalismo de Graciliano Ramos: Os nomes e
a ausência de nomes (comparação entre Vidas Secas, Morte e Vida Severina e Te)
VIDAS SECAS,
escrita por Graciliano Ramos narra a história de uma família de
retirantes do agreste em direção ao litoral. Os meninos atuam como uma
metonímia, representando a despersonalização das famílias agrestes. Crianças
que, na cultura popular, representam o futuro. No agreste o futuro não tem
nome, é incerto de si mesmo. Por outro lado, mesmo tendo nome,
Fabiano também sofre a despersonalização, quando se compara a um animal. Em contrapartida
temos Baleia, um mamífero terrestre cujo nome é um empréstimo do
mamífero aquático. MORTE E VIDA SEVERINA, relata o trajeto de
outro retirante, Severino, rumo ao litoral. Aqui, a personagem tem nome próprio
e ao mesmo tempo não o tem, já que todos também são Severinos. Te é a
representação real dos destinos dos retirantes nordestinos: sem nome, sem
identidade, sem futuro.
TAREFA 09 SEMANA 11: Guimarães Rosa, Romance e Conto: Análise do tema e estilo rosiano
Para compreender Guimarães Rosa é preciso ir além
da leitura. Os sentidos dos textos se fazem a partir da linguística. A interpretação
da realidade e psicologia das personagens estão incorporados aos enunciados
e ao retrato das cenas.
Grande Sertão Veredas é uma obra que mescla elementos eruditos (o
próprio autor a considera como uma poesia em prosa) e populares
(linguagem de populares). Do ponto de vista gramatical, esta obra utiliza-se de
aliterações, coliterações, criação de rimas em consonância; rimas
toantes, ritmo e onomatopeias.
No Conto "A Terceira Margem do Rio", o autor promove um
intenso jogo interpretativo, utilizando-se dos recursos estilísticos para
intensificar a narrativa, como a fonoestilística, a personificação do rio e
a semântica carregada de interpretações psicológicas, como no uso dos pronomes cê, ocê e você na fala
da mãe para o pai e o uso de nosso pai promovendo um
dialogismo religioso.
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