UNIVERSIDADE PAULISTA
CAMPI VERGUEIRO
JOSIE MANTOAN ROCHA T412692
PROJETO DE ATIVIDADES PRÁTICAS
SUPERVISIONADAS
O Ensino da morfossintaxe através da
literatura - Plano de aula.
Projeto apresentado à Universidade Paulista -
UNIP, do curso de Licenciatura de Letras, como um dos requisitos para
obtenção da nota na disciplina Morfossintaxe Aplicada à Língua Portuguesa,
ministrada pela Professora Sueli Salles.
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SÃO PAULO
2016
SUMÁRIO
1- RELATÓRIO SOBRE
AS AULAS DE MORFOSSINTAXE APLICADA À LÍNGUA PORTUGUESA (MALP)
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2- PROPOSTA DE AULA
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2.1. Objetivos Gerais
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2.2. Objetivos Específicos
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3- METODOLOGIA
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3.1. Recursos metodológicos
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3.2. Material de Aula
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3.3. Execução das atividades
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3.4. Avaliação
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4- REFERÊNCIAS
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1- RELATÓRIO SOBRE AS AULAS DE MORFOSSINTAXE APLICADA À LÍNGUA
PORTUGUESA (MALP):
Neste semestre, deu-se seguimento ao conteúdo iniciado no período
anterior, no qual foram passados os conceitos básicos de análise
morfossintática.
Agora, o foco da análise está no estudo da oração, observando sua
estrutura e identificando seus componentes (tipos de sujeitos, transitividade
dos verbos e seus complementos, adjuntos nominais e verbais, subordinação das
orações) e relações semânticas a partir das construções sintáticas.
Verificamos a importância da análise do eixo sintagmático e como as
posições dos termos na frase/oração interferem na construção semântica das
mesmas, podendo comprometer a coesão e a coerência do enunciado.
O conteúdo programático foi contemplado a partir de aulas explanatórias
sobre os termos, com apresentação de exemplos e discussão das exceções
previstas pelas gramáticas normativas.
Para fixação, a professora fez uso de exercícios a serem resolvidos em
sala de aula, com posterior correção.
A bibliografia de referência é o livro de Inez Sautchuk - Prática de
morfossintaxe: Como e por que aprender análise morfossintática (2003), entretanto
a professora utilizou outras gramáticas de uso em ambientes escolares para
facilitar o entendimento e realizar comparações de análises.
Este trabalho está publicado do blog: http://letters-letras.blogspot.com.br/
2- PROPOSTA DE AULA
2.1. Objetivos Gerais:
Apresentar aos alunos, a partir da análise morfossintática, os tipos de
sujeitos.
2.2. Objetivos Específicos:
Apresentar os
conceitos de sujeito simples, composto, oculto, indeterminado ou inexistente
como identificá-los no enunciado.
3- METODOLOGIA
Para apresentação deste tema, serão utilizados:
3.1. Recursos metodológicos:
·
Demonstração dos conceitos de sujeitos de acordo com o material didático
da escola;
·
Identificação dos tipos de sujeitos em enunciados retirados de livros;
·
Atividades lúdicas de fixação.
3.2. Material de Aula:
·
Trechos retirados de livros de literatura infanto-juvenil. Os livros
deverão ser aqueles que os alunos estão lendo atualmente;
·
Apostila (material didático);
·
Cartolina e canetas coloridas;
·
Atividades complementares em folhas avulsas.
3.3. Execução das atividades
·
Aula explanatória dos conceitos de sujeito;
·
Apresentação de exemplos em lousa, para
resolução com a turma;
·
Desenvolvimento da atividade lúdica.
Para a atividade
lúdica, o professor escreverá cinco enunciados retirados previamente dos livros,
cada um em uma cartolina diferente. Os alunos serão divididos em cinco turmas,
cada uma representando um tipo de sujeito. Para cada turma será dado uma
cartolina. Os alunos não poderão ver o conteúdo escrito.
Os grupos farão um
círculo e manterão o cartaz à frente, sem ler o conteúdo. Seguindo o sentido
horário, cada grupo deverá fazer perguntas aos demais grupos com o objetivo de
descobrir o sujeito das frases que lhes pertencem. O professor mediará o
exercício, garantindo que os alunos façam perguntas pertinentes ao tema.
Quando a turma
conseguir identificar o sujeito das frases que lhes pertencem, passa a vez para
o próximo grupo.
Esta dinâmica tem por
objetivo principal estimular os alunos a organizar o raciocínio quanto às
perguntas mais adequadas para determinar os tipos de sujeitos. Também
proporcionará integração entre os alunos, uso de estratégia e trabalho em
equipe.
3.4. Avaliação:
·
Exercícios de fixação propostos pelo material didático.
·
Exercícios de elaboração de frases pelos próprios alunos, de acordo com
cada tipo de sujeito.
4- REFERÊNCIAS
SAUTCHUK, Inez. Prática de morfossintaxe: Como
e por que aprender análise morfossintática. 2. ed. Barueri: Manole, 2013.
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