MALP JOSIE




UNIVERSIDADE PAULISTA
CAMPI VERGUEIRO

JOSIE MANTOAN ROCHA T412692











PROJETO DE ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
O Ensino da morfossintaxe através da literatura - Plano de aula.







Projeto apresentado à Universidade Paulista - UNIP, do curso de Licenciatura de Letras, como um dos requisitos para obtenção da nota na disciplina Morfossintaxe Aplicada à Língua Portuguesa, ministrada pela Professora Sueli Salles.













SÃO PAULO
2016




SUMÁRIO

1- RELATÓRIO SOBRE AS AULAS DE MORFOSSINTAXE APLICADA À LÍNGUA PORTUGUESA (MALP)

2- PROPOSTA DE AULA  

2.1. Objetivos Gerais

2.2. Objetivos Específicos

3- METODOLOGIA

3.1. Recursos metodológicos

3.2. Material de Aula

3.3. Execução das atividades

3.4. Avaliação

4- REFERÊNCIAS




1- RELATÓRIO SOBRE AS AULAS DE MORFOSSINTAXE APLICADA À LÍNGUA PORTUGUESA (MALP):
Neste semestre, deu-se seguimento ao conteúdo iniciado no período anterior, no qual foram passados os conceitos básicos de análise morfossintática.
Agora, o foco da análise está no estudo da oração, observando sua estrutura e identificando seus componentes (tipos de sujeitos, transitividade dos verbos e seus complementos, adjuntos nominais e verbais, subordinação das orações) e relações semânticas a partir das construções sintáticas.
Verificamos a importância da análise do eixo sintagmático e como as posições dos termos na frase/oração interferem na construção semântica das mesmas, podendo comprometer a coesão e a coerência do enunciado.
O conteúdo programático foi contemplado a partir de aulas explanatórias sobre os termos, com apresentação de exemplos e discussão das exceções previstas pelas gramáticas normativas.
Para fixação, a professora fez uso de exercícios a serem resolvidos em sala de aula, com posterior correção.
A bibliografia de referência é o livro de Inez Sautchuk - Prática de morfossintaxe: Como e por que aprender análise morfossintática (2003), entretanto a professora utilizou outras gramáticas de uso em ambientes escolares para facilitar o entendimento e realizar comparações de análises.
Este trabalho está publicado do blog: http://letters-letras.blogspot.com.br/

2- PROPOSTA DE AULA              

2.1. Objetivos Gerais:
Apresentar aos alunos, a partir da análise morfossintática, os tipos de sujeitos.

2.2. Objetivos Específicos:
Apresentar os conceitos de sujeito simples, composto, oculto, indeterminado ou inexistente como identificá-los no enunciado.

3- METODOLOGIA
Para apresentação deste tema, serão utilizados:

3.1. Recursos metodológicos:
·         Demonstração dos conceitos de sujeitos de acordo com o material didático da escola;
·         Identificação dos tipos de sujeitos em enunciados retirados de livros;
·         Atividades lúdicas de fixação.

3.2. Material de Aula:
·         Trechos retirados de livros de literatura infanto-juvenil. Os livros deverão ser aqueles que os alunos estão lendo atualmente;
·         Apostila (material didático);
·         Cartolina e canetas coloridas;
·         Atividades complementares em folhas avulsas.

3.3. Execução das atividades
·         Aula explanatória dos conceitos de sujeito;
·         Apresentação de exemplos em lousa, para resolução com a turma;
·         Desenvolvimento da atividade lúdica.

Para a atividade lúdica, o professor escreverá cinco enunciados retirados previamente dos livros, cada um em uma cartolina diferente. Os alunos serão divididos em cinco turmas, cada uma representando um tipo de sujeito. Para cada turma será dado uma cartolina. Os alunos não poderão ver o conteúdo escrito.
Os grupos farão um círculo e manterão o cartaz à frente, sem ler o conteúdo. Seguindo o sentido horário, cada grupo deverá fazer perguntas aos demais grupos com o objetivo de descobrir o sujeito das frases que lhes pertencem. O professor mediará o exercício, garantindo que os alunos façam perguntas pertinentes ao tema.
Quando a turma conseguir identificar o sujeito das frases que lhes pertencem, passa a vez para o próximo grupo.
Esta dinâmica tem por objetivo principal estimular os alunos a organizar o raciocínio quanto às perguntas mais adequadas para determinar os tipos de sujeitos. Também proporcionará integração entre os alunos, uso de estratégia e trabalho em equipe.

3.4. Avaliação:
·         Exercícios de fixação propostos pelo material didático.
·         Exercícios de elaboração de frases pelos próprios alunos, de acordo com cada tipo de sujeito.
  
4- REFERÊNCIAS
SAUTCHUK, Inez. Prática de morfossintaxe: Como e por que aprender análise morfossintática. 2. ed. Barueri: Manole, 2013.



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