Li (LP - Poesia)


30/03/2016
Poeta do Neoclassicismo: ANTÓNIO DINIS DA CRUZ E SILVA

Poeta português nascido no dia 4 de Julho de 1731 em Lisboa, vindo de uma família liboeta. Estudou filosofia e latim no Colégio Oratorianos e fez direito na Universidade de Coimbra onde já havia escrito seus primeiros poemas. Na literatura portuguesa foi destacado como fundador da Arcádia Lusitana e também criador da maior obra no estilo épico '' O Hissope'' traduzida em francês, inglês e alemão.

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Dinis_da_Cruz_e_Silva


[hissope.jpg]
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhu-iOYlEDEt4yUgZterA9ZCfkEAcmzSvogwsHsV-9mF_gx4T5nVQIDhARJ6OmJUQ1fxrH9yevd3ODzSxFDS8BFPUeS9ixV6yEfJCXn-616FwcL7LaicrWbiahyphenhyphenzoYvLcd1k8Vvxu4Lqb6j/s1600-h/hissope.jpg

EM DEFESA DA LÍNGUA PORTUGUESA


Desta audácia, Senhor, deste descôco 

Que entre nós, sem limite, vai lavrando, 

Quem mais sente as terríveis conseqüências 

É a nossa português, casta linguagem, 

Que em tantas traduções anda envasada 

(Traduções que merecem ser queimadas!) 

Em mil termos e frases galicanas! 

Ah! se, as marmóreas campas levantando, 

Saíssem dos sepulcros, onde jazem 

Suas honradas cinzas, os antigos 

Lusitanos varões, que, com a pena 



Ou com a espada e lança, a Pátria ornaram; 
Os novos idiotismos escutando, 
A mesclada dição, bastardos termos 
Com que enfeitar intentam seus escritos 
Estes novos, ridículos autores; 

(Como se a bela e fértil língua nossa, 
Primogênita filha da Latina, 
Precisasse de estranhos atavios) 
Súbito, certamente pensariam 
Que nos sertões estavam de Caconda, 
Quilimane, Sofala ou Moçambique; 
Até que, já, por fim, desenganados 

Que eram em Portugal, que os Portugueses 
Eram também os que costumes, língua, 
Por tão estranhos modos afrontaram, 
Segunda vez, de pejo, morreriam. 

  António Dinis da Cruz e Silva, in 'O Hissope - Canto V
Fonte: http://www.citador.pt/poemas/em-defesa-da-lingua-portuguesa-antonio-dinis-da-cruz-e-silva

Vejam outros poemas AQUI


Fonte: http://pt-br.toque105.wikia.com/wiki/7-_Neoclassicismo_ou_Arcadismo

Pintura de A.ZOFFOLI, mostra a perfeição nos traços humanos, fazendo a imagem parecer uma fotografia. A relação do homem com a natureza e culto à cultura Greco-Romana



GRANDES AUTORES DESTACADOS NO ARCADISMO  Arcádia Lusitana (1756-74)



Antônio Dinis da Cruz e Silva,

Gomes de Carvalho,

 Manuel Figueiredo, 

Cândido Lusitano, 

Domingo dos Reis Quita,

 Correio Garção, 

José Caetano de Mesquita.



Nova Arcádia, no final do séc. XVIII


de que foram membros Bocage e José Agostinho de Macedo.


--------------------------------------------------------------------------------

O Arcadismo também conhecido como Neoclassicismo, é a restauração de equilíbrio da
antiguidade que entra em contraposição do Barroco,
por isso achei interessante trazer esse quadro para vocês 
para a comparação das principais características dos
 movimentos barroco e arcadismo.


>Arcadismo tema pastoril (vida no campo, linguagem simples)
Este é o rio, a montanha é esta, 
Estes os troncos, estes os rochedos; 
São estes inda os mesmos arvoredos; 
Esta é a mesma rústica floresta.

Tudo cheio de horror se manifesta, 
Rio, montanha, troncos, e penedos; 
Que de amor nos suavíssimos enredos 
Foi cena alegre, e urna é já funesta.

>Barroco (uso excessivo de figuras de linguagem)
É a vaidade, Fábio, nesta vida, 
Rosa, que da manhã lisonjeada,
Púrpuras mil, com ambição dourada, 
Airosa rompe, arrasta presumida.
 

Fonte: http://brainly.com.br/tarefa/27492


Características do Arcadismo

O Arcadismo é um movimento de reação ao exagero barroco, que havia alcançado um ponto de saturação.
Racionalmente, influenciados pelas idéias iluministas francesas, os poetas buscam a retomada da simplicidade e resgatam alguns princípios da Antiguidade, por considerarem ser este o período de maior equilíbrio e pureza. Há três princípios latinos básicos para a compreensão desse estilo de época: 

a) Carpe diem (aproveita o dia): máxima proposta pelo poeta latino Horácio. Significa viver o presente, aproveitando-o ao extremo, visto que o tempo passa rapidamente. 

b) Inutilia truncat (cortar o inútil): desejo de retirar dos textos tudo o que for excessivo, exagerado ou redundante. 

c) Fugere urbem (fugir da cidade): princípios de valorização da natureza, vista como lugar de perfeição e pureza, em oposição à cidade, onde tudo é conflito. 

A partir destes três princípios fundamentais o Arcadismo, é possível compreender as demais características do período: 

1 – retomada da teoria aristotélica da arte como imitação da natureza, usando a razão. O poeta apreende o sentido de perfeição expresso pela natureza e tenta reproduzi-lo ao escrever; 

2 – respeito às teorias literárias dos antigos, utilizando as normas poéticas da Antiguidade; 

3 – simplicidade na forma e no conteúdo dos poemas; versos curtos; ausência de rimas em alguns versos; 

4 – bucolismo (exaltação da vida do campo, uso de cenários pastoris); 
5 – presença da mitologia, num retorno aos valores clássicos; 
6 – equilíbrio entre a razão e a fantasia, através de uma “disciplina literária” a ser estabelecida pelas Arcádias e seguida por seus membros; 
7 – uso de palavras simples, de fácil entendimento, sem serem vulgares; 
8 – desejo de dar à literatura uma função social, de caráter didático e doutrinário. A literatura deve ser acessível a todos; 
9 – preocupação com a finalidade moral da literatura; 
10 – desejo de mostrar uma realidade onde nada seja feio, idealizando-a. 

Características do Barroco

A literatura barroca é fruto do conflito característico de sua época. Pressionado pela Igreja e pelo racionalismo, 
o homem perde-se entre dois pólos opostos: Igreja X pensamento renascentista / salvação X pecado / céu X inferno / espírito X carne / fé X razão. 
Atormentado por este conflito, o homem produz textos literários com características bastante nítidas. São elas: 
1 – uso de contrastes: as idéias opostas seduzem o barroco; os textos mostram choques entre amor e dor, vida e morte, religiosidade e erotismo, juventude e velhice, etc. 
2 – pessimismo: conflito entre o eu e o mundo. A vida terrena é vista como triste, cheia de sofrimento, enquanto que a vida celestial é luminosa e tranqüila. 
3 – presença de impressões sensoriais: usando seus sentidos, o homem busca captar todo o sentido da miséria humana, ressaltando seus aspectos dolorosos e cruéis. 
4 – preocupação com a transitoriedade da vida: por ser curta, a vida não permite que o homem a viva intensamente, como seria seu desejo. 
5 – intensidade: desejo de expressar as emoções fortes do amor, do desejo e da dor em profundidade, na tentativa de encontrar o sentido da existência humana. 
6 – linguagem complicada, excessivamente trabalhada, através de: 
expressões eruditas; 
sintaxe rebuscada, com uso freqüente da ordem inversa; 
repetições; 
paralelismo; 
uso abusivo de figuras de linguagem, principalmente antíteses, hipérboles, paradoxos, e metáforas; 
uso freqüente de frases interrogativas. 
7 – tentativa de conciliação entre a religiosidade e o racionalismo: há uma constante oscilação entre os dois opostos.

Fonte: http://alysondavi.skyrock.com/2159107839-Arcadismo-e-Barroco.html

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

04/04/16
Para o aprimoramento do nosso conteúdo colocarei também o vídeo sobre ''O Hissope'', explicada de uma forma mais dinâmica.


acesse em: https://www.youtube.com/watch?v=5icitG9UeH8


Achei também um site bem interessante que há vários artigos e referências sobre autores, um deles é o Cruz e Silva:

Poeta português, António Dinis da Cruz e Silva nasceu em 1731, em Lisboa, e faleceu em 1799, no Rio de Janeiro. Oriundo de uma modesta família lisboeta, estudou nos Oratorianos e licenciou-se em Leis na Universidade de Coimbra. Foi juiz de fora em Castelo de Vide, em 1759, e juiz auditor militar em Elvas, em 1764. Foi depois nomeado desembargador da Relação do Rio de Janeiro, tendo mais tarde regressado a Portugal como juiz da Relação do Porto. Voltou ao Brasil em 1790 para julgar os implicados na revolução de Tiradentes, na qual estava implicado o poeta Tomás Gonzaga. 
Poeta do Neoclassicismo, foi um dos fundadores da Arcádia Lusitana ou Ulissiponense, em 1756, adotando o pseudónimo de Elpino Nonacriense. Admirador da ideologia pombalina, exaltou literariamente, em 1755, o marquês emFalso Heroísmo. 
A sua obra, constituída por géneros diversos, da ode ao drama lírico e à sátira, obedece aos preceitos antibarrocos, imitando os poetas neoclássicos franceses. Na sua poesia notam-se as recordações que a passagem pelo Brasil, enquanto desembargador e juiz da rebelião da Inconfidência Mineira, lhe deixaram. Para além do género dramático, também fez, segundo parece, uns estudos mineralógicos, que integram a sua extensa obra só postumamente publicada na totalidade.
Na sua escrita, cheia de artificialismo estético, interessou-se pela descrição da realidade e pelas diversas sensações que esta desperta, negando qualquer manifestação lírica pessoal.
Além de poemas vários, escreveu o Hissope, poema heroico-cómico, considerado um dos melhores exemplos do Neoclassicismo português.

Para mais informações: AQUI

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

26/04/2016

Para poder incrementar mais sobre as mudanças na língua portuguesa, indico alguns aplicativos para despertar ainda mais a curiosidade de comparar o português brasileiro e o português de portugal.

O Dicionário Priberam para Android permite a consulta de 16 dicionários integrados em um único aplicativo: 4 dicionários de português contemporâneo (português do Brasil e português de Portugal, com e sem Acordo Ortográfico) e 12 dicionários de tradução. A consulta dos dicionários requer conexão à Internet, podendo ser feita com ou sem as alterações gráficas previstas pelo Acordo Ortográfico de 1990. O Dicionário Priberam, com mais de um milhão de páginas vistas por dia, é o dicionário de língua portuguesa mais consultado na Internet, sendo regularmente atualizado.
O conjugador de verbos desenvolvido pela Appicenter LLC é ideal para estudantes de português de todos os níveis e como companheiro de viagens à/ao/aos Brasil, Portugal, Angola e a outros países nos quais se fala português. Funciona sem conexão à Internet. Todos os tempos (inclusive tempos compostos).
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
29/04/2016

Imagem do site: Fachada do Museu de Arte Sacra de São Paulo, localizado na ala esquerda térrea do Mosteiro da Luz, em São Paulo

É super interessante também, a interação em meio social com locais culturais que abrange toda a nossa história e conhecimento. O Museu de Arte Sacra por exemplo é um ponto turístico perfeito para o nosso assunto, lá podemos conhecer esculturas, pinturas e obras de arte dos séculos passados. Recomendo!


HORÁRIOS

Terça a domingo - 9:00 às 17:00 
Segundas - fechado


A bilheteria funciona até 30 minutos antes do fechamento do Museu.

Localização               
Avenida Tiradentes, 676 - Luz
São Paulo - SP
CEP 01102-000
+55 11 3326-3336
mas@museuartesacra.org.br
Estação -  Metro Tiradentes    

Estacionamento - gratuito
Rua Jorge Miranda, 43 - LuzSão Paulo - SP

4 comentários:

Letras2015 disse...

Oi Li, bem bacana sua postagem! Vamos continuar a atualização!

Letras2015 disse...

Obrigada, preciso verificar mais novidades ainda, aguardem! ass: Li

Rocha disse...

Kakakka
Agora eu vi que meu comentário ficou sem dono!

Unknown disse...

Li, tudo bem? Achei bastante interessante as postagens abordando assuntos como as características do arcadismo, a capa do livro O Hissope e os principais autores deste período literário.

Postar um comentário