APS
Relatório das Aulas de Morfossintaxe da Língua Portuguesa
Wendell Roncoleta Furquim Coelho RA: c5464j3
4º Semestre – Letras
Profª Sueli de Britto Salles
a) Identificação
Nível de Ensino/ Turma: Ensino Fundamental - 9 º ano Disciplina: Português
Tema da aula: Sintaxe
Tempo de duração da aula: 2 Aulas de 50 minutos
Tempo de duração da aula: 2 Aulas de 50 minutos
AULA 01
b) Conteúdos: Introdução a sintaxe(SUJEITO);
c) Objetivos: descrever, identificar e classificar termos essenciais da oração;
d) Recursos: executar a aula em lousa: os termos essenciais da oração;
e) Etapas da Aula
1º Descrever os Termos essenciais – 10 minutos
2º Classificar os Termos essenciais - 15 minutos
3º identificar os termos essenciais - 20 minutos
·Introdução ao tema :
Breve introdução da importância dos termos essênciais nas orações, e como elas se dispõem. ·Desenvolvimento da aula:
Na lousa:
Sujeito = o ser sobre o qual se declara alguma coisa.
Predicado = o que se declara sobre o sujeito.
Dar exemplos de situações reais de conversação tentando usar orações que permeiam os alunos, usando-os como sujeitos na frase:
Classificar sujeito e predicado
Ex:
Fulano (nome do aluno escolhido) encontrou um pokémon.
Fulana (nome da aluna) fez a lição de casa.
Sujeito pode vir na ordem direta : sujeito antes do predicado.
O vento fez voar as minhas roupas.
Sujeito pode vir na ordem inversa: sujeito depois do predicado ou sujeito no meio do predicado.
Desenhavam despreocupados, os alunos.
Despreocupados , os alunos desenhavam.
Núcleo do sujeito
É a palavra principal do sujeito, porque é a respeito dela que o predicado diz algo.
O cachorro preto dormiu dentro de casa
·Atividades para os alunos
Exercícios serão propostos no término de cada explicação, ao total serão 3 tipos de exercícios
1º Identifique e classifique o sujeito e o predicado das orações.
O menino joga bola
sujeito: o menino
predicado: joga bola
10 orações
2º identifique e classifique a ordem do sujeito nas orações (direta ou inversa).
O menino pegou a bola = ordem direta
Pegou a bola, o menino. = ordem inversa final
Com desprezo, eles o trataram. = ordem inversa meio
10 orações
3º Exercícios ache o núcleo do sujeito
O cachorro mordeu a perna dela.
Núcleo= cachorro
10 orações
f) Avaliação
prova com 15 questões 5 do tipo 1, 5 do tipo 2 e 5 do tipo 3,
e 5 exercícios dissertativos para os alunos montarem suas próprias frases com sujeito na ordem direta e na ordem inversa.
g) Fontes/Referências
MERK, D.; FRANÇA, P. 101 Idéias criativas para professores. São Paulo: Hagnos, 2002.
AULA 02
b) Conteúdos: Introdução a sintaxe(PREDICADO);
c) Objetivos: descrever, identificar e classificar termos essenciais da oração;
d) Recursos: executar a aula em lousa: os termos essenciais da oração;
e) Etapas da Aula
1º Descrever os Termos essenciais – 10 minutos
2º Classificar os Termos essenciais - 15 minutos
3º identificar os termos essenciais - 20 minutos
·Introdução ao tema :
Breve revisão da aula anterior, contudo adentraremos ao estudo do predicado.·Desenvolvimento da aula:
Predicado: é tudo que se refere ao sujeito na oração.Tirando o sujeito tudo que sobra é o predicado
Podem ser classificados em 3 tipos a depender do seu núcleo: verbal, nominal e verbo nominal.
Predicado verbal : é aquele que tem como núcleo o verbo, a ação.
Os alunos/ fizeram o vídeo
Eles/ precisam de instruções
O professor / chegou
Predicado nominal : tem como núcleo um nome chamado de predicativo. Geralmente é um adjetivo ou expressão adjetiva que qualifica o sujeito da oração.
Ex:
Os formandos / estão felizes.
Felizes é o núcleo que é chamado de predicativo do sujeito.
Predicado verbo-nominal: Tem dois núcleos. um verbo, uma ação, e um nome, um adjetivo que caracteriza o sujeito ou o objeto da oração.
Ex:
O professor/ chegou apressado
Aqui temos dois elementos importantes que exprimem sentido ao sujeito, o verbo-ação chegou
e apressado que é predicativo do sujeito.
· Atividades para os alunos
1º ache o núcleo do predicado;
10 oraçoes
2º classifique as orações segundo os seus predicados. (predicado nominal, predicado verbal, predicado verbo-nominal);
10 orações
f) Avaliação
prova com 3 tipos de exercícios:
5 exercícios de ache o núcleo do sujeito;
5 exercícios de classifique o predicado da oração;
texto de aproximadamente 15 linhas em que os alunos irão identificar os núcleos de cada frase.
g) Fontes/Referências
MERK, D.; FRANÇA, P. 101 Idéias criativas para professores. São Paulo: Hagnos, 2002.
Assinar:
Postagens (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário