segunda-feira, 30 de maio de 2016

UNIVERSIDADE PAULISTA
CAMPI VERGUEIRO

RELATÓRIO DO PROJETO DE ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Disciplina: Literatura Portuguesa - Poesia
Docente: Lígia R M C Menna
Tema do Projeto: Arcadismo
Plano de aula: O Arcadismo sob a perspectiva de António Dinis da Cruz e Silva
Discentes: LL03PO2: Josie Mantoan Rocha T412692, Marília Queiroz Galvão C476382, Wendell Roncoleta Furquim C5464J3 / LB03PO2: Li Huixin C6631E7

Após instruções da professora, iniciamos pela escolha da escola literária que abordaríamos, seguida da definição do poeta. A escolha por A.D. Cruz e Silva se deu por sua importância histórica no período, por seu um dos membros fundadores da Arcádia Lusitana. Consideramos também que seus poemas trariam mais elementos didáticos para a contextualização desta escola literária.
O plano de aula foi concebido para ser executado após encerrado o ciclo do Barroco, e ser encerrado pela apresentação dos poemas de Bocage.
A pesquisa de conteúdo se deu entre os meses de março e abril, com publicação, por cada integrante, do material no blog. Em maio iniciamos a escrita do projeto nos moldes da ABNT, seguido de uma pré-avaliação do projeto pela professora.
O projeto foi publicado na íntegra, no blog, no dia quinze de maio de 2016.
Segue um resumo do plano de aula publicado no blog e entregue impresso á professora:

Objetivo geral do plano de aula: Apresentar aos alunos a concepção literária da segunda metade do século XVIII, o Arcadismo, através das obras “O Hissope” e “Odes Pindáricas”.
Objetivos específicos: Introduzir os conceitos do Arcadismo, contextualizando o momento histórico de Portugal; Discorrer sobre a biografia do autor e sua importância para o movimento; Ler e comentar trechos das obras “O Hissope” e “Odes Pindáricas”, com o olhar voltado para as caraterísticas de composição do poema e suas críticas sociopolíticas; A comparação da Língua Portuguesa utilizada na época da publicação dos livros com português moderno.
Recursos Metodológicos: Contextualização histórica do período;  Apresentação de poemas com dramatização de trechos em sala de aula; Análises dos poemas de Cruz e Silva, evidenciando as características da escrita arcádica; Imagens eletrônicas (pinturas, esculturas) produzidos na época do Arcadismo, buscando correlacionar, visualmente, as tendências da escrita árcade; Apresentação da música clássica desenvolvida nessa época: Mozart e Francisco António de Almeida; Visita ao Museu de Arte Sacra em São Paulo (contextualização histórica).
Recursos Didáticos: Xerox dos poemas;  Retroprojetor; Equipamento de som.
Avaliação:
Atividades presenciais: Solicitar aos alunos que pesquisem na internet fotos de quadros que representam o Arcadismo com explicação sucinta do motivo de terem escolhido determinada pintura (relacionar os conceitos do arcadismo com as figuras representadas nas pinturas); Solicitar aos alunos que pesquisem na internet músicas que apresentem como temática árcade (relacionar os conceitos do arcadismo com as letras/vídeo - clips da música escolhida); Buscar nas mídias sociais propagandas que utilizem o conceito do Arcadismo (relacionar os conceitos do arcadismo com a propaganda escolhida).
Avaliação de desempenho: Exercícios aplicados em aula; Prova a avaliação dos conteúdos do tema.
Conteúdo Programado: Contextualização histórica do período; definição do nome Arcadismo; biografia do poeta; Apresentação de poemas com dramatização de trechos; Análise dos poemas apresentados; Apresentação de imagens eletrônicas (pinturas, esculturas) produzidos na época do Arcadismo; Aplicação de exercícios em sala de aula.



0 comentários:

Postar um comentário