segunda-feira, 30 de maio de 2016
UNIVERSIDADE PAULISTA
CAMPI VERGUEIRO
RELATÓRIO DO PROJETO DE ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Disciplina: Literatura Portuguesa - Poesia
Docente: Lígia R M C Menna
Tema do Projeto: Arcadismo
Plano de aula: O Arcadismo sob a perspectiva de António Dinis da Cruz e Silva
Discentes: LL03PO2: Josie Mantoan Rocha T412692, Marília Queiroz Galvão C476382,
Wendell Roncoleta Furquim C5464J3 / LB03PO2: Li Huixin C6631E7
Após instruções da professora, iniciamos pela escolha da escola
literária que abordaríamos, seguida da definição do poeta. A escolha por A.D.
Cruz e Silva se deu por sua importância histórica no período, por seu um dos
membros fundadores da Arcádia Lusitana. Consideramos também que seus poemas
trariam mais elementos didáticos para a contextualização desta escola
literária.
O plano de aula foi concebido para ser executado após encerrado o ciclo
do Barroco, e ser encerrado pela apresentação dos poemas de Bocage.
A pesquisa de conteúdo se deu entre os meses de março e abril, com
publicação, por cada integrante, do material no blog. Em maio iniciamos a
escrita do projeto nos moldes da ABNT, seguido de uma pré-avaliação do projeto
pela professora.
O projeto foi publicado na íntegra, no blog, no dia quinze de
maio de 2016.
Segue um resumo do plano de aula publicado no blog e entregue
impresso á professora:
Objetivo geral do plano de aula: Apresentar aos alunos a concepção literária da
segunda metade do século XVIII, o Arcadismo, através das obras “O Hissope” e
“Odes Pindáricas”.
Objetivos específicos: Introduzir os conceitos do Arcadismo, contextualizando o momento
histórico de Portugal; Discorrer sobre a biografia do autor e sua importância
para o movimento; Ler e comentar trechos das obras “O Hissope” e “Odes
Pindáricas”, com o olhar voltado para as caraterísticas de composição do poema
e suas críticas sociopolíticas; A comparação da Língua Portuguesa utilizada na
época da publicação dos livros com português moderno.
Recursos Metodológicos: Contextualização histórica do período; Apresentação de poemas
com dramatização de trechos em sala de aula; Análises dos poemas de Cruz e
Silva, evidenciando as características da escrita arcádica; Imagens eletrônicas
(pinturas, esculturas) produzidos na época do Arcadismo, buscando
correlacionar, visualmente, as tendências da escrita árcade; Apresentação da
música clássica desenvolvida nessa época: Mozart e Francisco António de
Almeida; Visita ao Museu de Arte Sacra em São Paulo (contextualização
histórica).
Recursos Didáticos: Xerox dos poemas; Retroprojetor; Equipamento de som.
Avaliação:
Atividades presenciais: Solicitar aos alunos que pesquisem na internet fotos de quadros que
representam o Arcadismo com explicação sucinta do motivo de terem escolhido
determinada pintura (relacionar os conceitos do arcadismo com as figuras
representadas nas pinturas); Solicitar aos alunos que pesquisem na internet
músicas que apresentem como temática árcade (relacionar os conceitos do
arcadismo com as letras/vídeo - clips da música escolhida); Buscar nas mídias
sociais propagandas que utilizem o conceito do Arcadismo (relacionar os
conceitos do arcadismo com a propaganda escolhida).
Avaliação de desempenho: Exercícios aplicados em aula; Prova a avaliação dos conteúdos do tema.
Conteúdo Programado: Contextualização histórica do período; definição do nome Arcadismo;
biografia do poeta; Apresentação de poemas com dramatização de trechos; Análise
dos poemas apresentados; Apresentação de imagens eletrônicas (pinturas,
esculturas) produzidos na época do Arcadismo; Aplicação de exercícios em sala
de aula.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário